ADOLESCENTES INFRATORES E SEXUALIDADE NAS UNIDADES DE RESSOCIALIZAÇÃO: ESTADO E DIREITOS HUMANOS NA RECLUSÃO
Palavras-chave:
adolescente, sexualidade, violência, reclusão, ressocialização.Resumo
A sexualidade de adolescentes em unidades de internação estrita é tema complexo, que envolve as leis do Estado, cuja incumbência é a de guardar em segurança os adolescentes sob sua custódia, bem como as diretrizes fundamentais dos direitos hu- manos. Conquanto a maioria dos adolescentes tenha vida sexual ativa antes de ser inter- nada, uma vez em reclusão não há permissão í sua continuidade, a não ser que haja comprovação de relacionamento conjugal estável anterior í internação. O tratamento dispensado aos adolescentes do sexo masculino é distinto do modo empregado í s ado- lescentes. Na instituição de reclusão de adolescentes infratores há diretrizes político- administrativas de dessexualização implícitas, o que faz com que o sexo na reclusão signifique vida e morte, prazer e punição.
Downloads
Referências
GOFFMAN, E. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: editora Perspectiva, 1999.
LEMGRUBER, Julita. Cemitério dos vivos: análise sociológica de uma prisão de mu- lheres. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
MAFFESOLI, Michel. A violência Totalitária: ensaio de antropologia Política. Porto Alegre: Meridional Editora, 2001.
PDASE - PLANO DECENAL DE ATENDIMENTO SOCIO EDUCATIVO DO DIS-
TRITO FEDERAL. Brasília: Secretaria de estado de Políticas para Crianças, Adoles- centes e Juventude / Governo do Distrito Federal, 2016. Disponível em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2016/06/1o-plano-decenal- de-atendimento-socioeducativo-do-df-pdase.pdf. Acesso em 13/06/18.
TRIANDIS, Harry C. Individualism and Collectivism. Bouder, San Francisco, Oxford: Westview Press, 1995.
WARD, D.; KASSEBAUM, G. Women"™s prison. Chicago: Aldine, 1965.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.